Empresário em Nome Individual: Vantagens

Manostaxx

The text that follows is owned by the site above referred.

Here is only a small part of the article, for more please follow the link

SOURCE: https://www.economias.pt/empresario-em-nome-individual-7-vantagens/

Ser empresário em nome individual pode ser a melhor opção na hora de arriscar um negócio próprio. Conheça as vantagens desta forma jurídica.

Sem capital social mínimo

Não há um capital social mínimo obrigatório para iniciar uma atividade enquanto empresário em nome individual. Não é necessário fixá-lo dado que o empresário responde sempre pelas dívidas da empresa.

Controlo total

Se alguém quer ter controlo total sobre todos os aspetos do negócio, então o melhor será optar pela forma jurídica de empresário em nome individual. Além de proprietário, é o dono e senhor de todos os aspetos da atividade.

Baixo custo fiscal

Os rendimentos de um empresário em nome individual são tributados em sede de IRS, traduzindo-se na entrega de uma só declaração. A tributação é feita no âmbito da Categoria B – Rendimentos empresariais e profissionais, sendo apenas necessário optar entre o regime simplificado e a contabilidade organizada, de acordo com o volume de vendas.

Seja qual for o regime em que se enquadre, o empresário em nome individual tem menos uma despesa nos primeiros três anos de atividade: fica isento do pagamento por conta do imposto.

Isenção do IVA

Outra das vantagens de que pode usufruir um empresário em nome individual é a isenção do IVA. Desde que esteja enquadrado no regime simplificado de tributação e não ultrapasse os 10.000,00 euros de volume anual de negócios.

Uso do património da empresa

Da mesma forma que o empresário em nome individual responde a nível pessoal pelos prejuízos da empresa, também pode usar todo o património afeto à atividade profissional em caso de dívidas do próprio ou mesmo do cônjuge.

Simplicidade

Ser empresário em nome individual é das formas mais simples de iniciar um negócio. Constituir e encerrar a empresa são processos simples e longe das burocracias associadas à constituição ou encerramento de uma sociedade comercial.

Financiamento desnecessário

É a forma jurídica ideal para investimentos reduzidos e negócios pouco arriscados, que não exijam a procura de financiamento.

Conheça ainda ao pormenor as diferenças entre a tributação no regime simplificado versus contabilidade organizada e as regras do IRS para empresários em nome individual.

O empresário individual pode ainda ter direito ao subsídio de desemprego.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s